TRECHOS DO LIVRO.

“Na natureza o equilíbrio se estabelece entre opostos complementares, em sistemas cíclicos que se realimentam em movimento evolutivo.

Em nosso desenvolvimento como espécie não houve uma realimentação suficiente de informações para possibilitar aos hemisférios permanecerem opostos complementares, como os de outros mamíferos.

A fala e o trabalho são regidos exclusivamente por um dos hemisférios, em geral o esquerdo, e em nosso desenvolvimento social, histórico, cognitivo e espiritual não houve novamente realimentação suficiente de informações em relação à natureza (busca pelo equilíbrio) e ficamos diferentes: com um hemisfério dominando o outro.

A manifestação da busca pelo poder sobre nossos pares e a própria natureza, supera nossa busca por equilíbrio. Em suma a manifestação do desequilíbrio passou a ter um aspecto normativo.

Para que possam entender o caminho que percorri para chegar nesse insight vou pedir paciência para as próximas páginas.’

“O nosso cérebro tem dois hemisférios opostos e não complementar, o lado dominante controla todo o poder da fala, o discurso e o trabalho; o lado subordinado está ligado a percepção direta, a emoção e intuição.

Nossa alma sente e quer e este sentimento e querer estão subordinado ao nosso processador pelas necessidades da comunicação e trabalho.

Mesmo que nosso desequilíbrio de hemisférios tenha vindo pelo desenvolvimento da espécie (fala, estar em pé, uso prioritário do braço direito) é o desenvolvimento de culturas materialistas e egoístas fomentadoras da busca pelo poder, controladoras do livre arbítrio do indivíduo que fabricam a infelicidade da alma pelo incentivo à fuga do momento presente.”

“O lúdico pode ser a entrada para ativarmos o alinhamento dos hemisférios. Buscamos o equilíbrio, entre o corpo (físico e espiritual) e nossa essência (alma), e entre as pessoas envolvidas neste processo de conscientização permanecemos no momento presente.

Este lúdico deve conter em si a busca pelo equilíbrio, isto é, ter em si opostos complementares que permitam através da prática chegar aos insights sobre seu funcionamento.”

“A inclusão de brinquedos como esses aqui apresentados no ambiente escolar auxilia o alinhamento dos hemisférios, incentivando a complementaridade dos mesmos, trazendo os alunos ao momento presente pela satisfação de equilíbrio que passa a ter durante as brincadeiras e mesmo depois delas.”

“Os brinquedos têm por objetivo estimular o alinhamento dos hemisférios desenvolvendo consciência através de exercícios lúdicos, bilaterais que proporcionam qualidade de psicomotricidade, sensibilidade, concentração mental, raciocínio, criatividade, memória, sociabilidade e visão crítica, através da complementaridade neles contida e da competitividade positiva que surge entre crianças e até mesmo nos adultos.

No ato de brincar o surgimento de insights sobre o funcionamento do brinquedo dão consciência a quem o manipula.

A psicomotricidade desenvolvida e trabalhada é ferramenta necessária para a manipulação de objetos e os brinquedos promovem este desenvolvimento.

A concentração mental é altamente requerida nos brinquedos, através dos movimentos e revelações contidas em cada um.

O raciocínio lógico e abstrato é estimulado pela construção de conceitos.

A criatividade é incentivada na formação de imagens

e de pequenas teatralizações.

A memória é requerida para gravar percursos de realização.

O relacionamento lúdico entre crianças e professores

enriquece a socialização.

A visão crítica surge exatamente no contexto onde não se separa matéria e mente, onde o prioritário é o equilíbrio no sentimento-realização , é estar presente, construindo-se enquanto sujeito da história.”

“Estamos ausentes de nossas vidas em muitos momentos e esta ausência é incentivada subliminarmente por todos, porque todos a praticam como forma de idealizar suas vidas. Por isso não lembramos, não estávamos presentes, não ensinamos as novas gerações a estarem presentes.”

“ O Tao do Lúdico trás uma idéia que aponta um caminho para a eliminação do déficit de atenção.

O lúdico aliado a movimentos opostos complementares pode realmente ajudar na construção do alinhamento dos hemisférios, pois é na atitude de estar presente que desenvolvemos consciência.

Esse passo está a nosso alcance e depende simplesmente que o coloquemos em prática, não é economicamente caro nem estrategicamente inviável.Depende exclusivamente de boa vontade.”

“Espero que a idéia flua para que o pulsar da vida, tão simples e tão natural, “presentifique-se” dentro e fora das escolas em cada “respira-ação”.”

2 comentários:

caio disse...

Foi vc que escreveu isso?
SE foi! meus parabens! muito bom!

Cezar Stange. disse...

Obrigado pelo elogio, fui eu mesmo o livro está registrado como de minha autoria, é resultado de alguns bons anos de trabalho, apesar de pequeno em seu porte é grande em seu conteudo, vale ser lido. Cezar